ISBN: 2675-3480

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Normas

A inscrição deverá ser efetuada obrigatoriamente por um autor já inscrito no evento. O número de autores é limitado a cinco. Cada autor poderá apresentar até dois trabalhos como relator. Não há limite para submissão de trabalhos como coautor.

O envio do resumo representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se selecionado para apresentação, durante o evento.

Serão aceitos para avaliação, resumos referentes a todos os tipos de estudos científicos, independentemente do nível (exploratório, descritivo, explicativo), abordagem (quantitativo, qualitativo) e procedimento utilizado na coleta de dados (revisão bibliográfica, documental, experimental, estudo de caso, estudo de caso controle, levantamento, estudo de campo, relato de experiência, entre outros), inclusive relatório parcial de pesquisa.

Somente serão aceitos os resumos que sigam as normas para elaboração dos resumos estabelecidas pela comissão organizadora do evento e que não tenham sido apresentados em nenhum outro evento ou publicados em revista científica no momento do envio do trabalho.

Os autores deverão especificar o eixo temático ao qual pertence o trabalho:

Eixo I – Pesquisas da pós-graduação Stricto e Lato Sensu.

Eixo II – Trabalho de Final de Curso de Graduação.

Eixo III – Extensão Universitária.

Eixo IV – Experiências exitosas e Controle Social.

Eixo V – Prevenção e controle de infecções: mostra comemorativa dos 30 anos do NEPIH

Não será possível realizar alterações no conteúdo do trabalho após a conclusão do processo de envio.

A divulgação dos trabalhos aprovados e selecionados para apresentação será publicada no site do evento no dia 19 de novembro até as 23:59 (horário de Brasília). O autor responsável pelo envio receberá um aviso para consultar os trabalhos aprovados e selecionados para apresentação, através do e-mail cadastrado.

Uma vez aprovado para apresentação, a partir das informações presentes no Resumo, a apresentação dos trabalhos será ONLINE, segundo modelo de apresentação disponibilizado juntamente à lista de trabalhos selecionados para apresentação.

Os autores autorizam a Comissão Organizadora do IV Congresso Internacional Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências e XIV Mostra Científica, Cultural e de Extensão a publicar o resumo (em versão impressa e/ou on-line) com finalidade de divulgação do Congresso, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Os certificados dos trabalhos apresentados estarão disponíveis no site até 7 dias após o evento. Será emitido um certificado por resumo seguindo a ordem de cadastro dos autores.

O trabalho selecionado para apresentação e não apresentado implicará no não fornecimento do certificado. Os trabalhos aprovados, porém não selecionados para apresentação, serão divulgados no site do evento. Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos Anais Eletrônicos.

Em até 60 (sessenta) dias*, após o encerramento do evento, o resumo será disponibilizado nos Anais Eletrônicos do IV Congresso Internacional Interdisciplinar de Cuidado Baseado em Evidências e XIV Mostra Científica, Cultural e de Extensão.

*prazo médio considerando o volume de trabalhos enviados e o processo de solicitação de código ISBN.

Atenção: As informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificados, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor.

Título: O título do resumo deverá ser escrito em caixa alta. Deverá ser sucinto e objetivo com no máximo 15 palavras e não conter nenhuma identificação de autores ou instituições, sob pena de não aceitação do mesmo. O título não será contabilizado no número total de palavras do resumo.

Autores e Instituição: nome completo dos autores e das instituições.

Serão aceitos resumos com até quatro (4) autores, não estando incluso nestes o orientador do trabalho . O número máximo de apresentações por relator será de dois trabalhos.

Texto: O texto do resumo deverá conter no máximo 250 palavras, não devendo conter figuras, gráficos e tabelas e fotos. As citações bibliográficas devem ser realizadas em estilo Vancouver. O resumo deve ser informativo, sucinto e apresentar introdução/contextualização, objetivo, material e método, resultados e conclusão ou considerações finais. O resumo do trabalho não deve conter nenhuma identificação de autores ou instituições, sob pena de não aceitação do mesmo. O conteúdo do texto deve expressar contribuições do estudo para o avanço do conhecimento na área do cuidado em saúde.

Palavras-chave: Ao final do resumo devem ser inseridas até cinco (5) palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, representativas do trabalho, em ordem alfabética e deve ser listado como Descritor em Ciências da Saúde (https://decs.bvsalud.org/).

Órgãos de Financiamento: Se houver órgãos financiadores inserir apenas as siglas separadas por ponto e vírgula.

Referências: As referências devem ser citadas no corpo do resumo, em número arábicos e estar de acordo com as normas de Vancouver, limitando-se a 3 (três).

A revisão ortográfica e gramatical do trabalho deverá ser feita antes da submissão e será de responsabilidade dos autores.

Para pesquisas realizadas no Brasil, deve ser indicado o número de aprovação emitido por Comitê de Ética, devidamente reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP) do Conselho Nacional de Saúde, quando for o caso.

Os aspectos éticos em pesquisa devem ser respeitados independentemente do nível, abordagem e procedimento utilizado na coleta de dados, estando incluso na metodologia informações sobre a aplicação do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) e/ou consentimento informado do paciente.
Os trabalhos devem, sempre que possível, utilizar as diretrizes para escrita científica disponibilizadas pela Rede Equator (https://www.equator-network.org/)

No caso de abreviaturas e siglas, desaconselha-se seu uso. No entanto, se for de extrema necessidade, deve-se explicá-las na primeira vez em que forem usadas.

Os resumos serão avaliados pelos membros da Comissão Científica e pareceristas associados de acordo com os seguintes critérios: 1. coerência interna do texto, 2. clareza e pertinência dos objetivos, 3. qualidade e adequação metodológica, 4. consistência e pertinência dos resultados no alcance dos objetivos e para inovação do conhecimento na área, 5. adequação da conclusão, 6. adequação às normas de submissão do resumo e atendimento às normas gramaticais da língua portuguesa, bem como coerência interna do texto. Para cada critério será atribuído a nota de 0 a 10, totalizando nota máxima de 60 pontos. A comissão avaliará o mérito dos trabalhos e classificará os resumos como: APROVADO – aceito (nota maior ou igual a 45) ou REPROVADO – não aceito (nota inferior a 45). Resumos que não estiverem de acordo com as normas serão automaticamente reprovados e o mérito científico não será avaliado. Erros ortográficos e gramaticais que necessitem de grandes correções e alterações poderão ser reprovados a critério da Comissão de Avaliação. O parecer da avaliação será disponibilizado no site do evento conforme estabelecido no cronograma. As decisões da comissão são irrevogáveis, não cabendo recurso quanto à reprovação. Após o ACEITE não serão permitidas alterações de qualquer informação no arquivo anexado O número de trabalhos submetidos será limitado a 200 trabalhos por conta da logística e limitação da Comissão de Avaliação.

Serão premiados os cinco trabalhos que apresentarem as melhores pontuações, sendo um trabalho premiado em cada eixo temático, conforme os critérios de avaliação definidos pela Comissão Científica.

A apresentação dos trabalhos será no dia 25 de novembro de 2021, das 08h às 13h (horário de Brasília). A ordem de apresentação será disponibilizada no site do evento juntamente com o link de acesso às salas de apresentação.

  1. A apresentação será exposta, pelo relator, na plataforma do evento (Sessão de Apresentação Oral).
  2. Deverá ser desenvolvido em PowerPoint ou software equivalente segundo modelo disponibilizado no site do evento e salvo em formato PDF.
  3. Serão aceitas apenas as apresentações elaboradas segundo o modelo disponibilizado. Os autores deverão atentar-se à manutenção de margens laterais, superior e inferior (evitar cortes de conteúdo ao ser enquadrado).
  4. Deve ser confeccionado com fonte Arial, Calibri, Cambria (ou equivalentes), sendo os tamanhos mínimos: 18 para o título, 12 para conteúdos gerais e 10 para referências.
  5. Deve obedecer a mesma estrutura do resumo enviado na submissão. O Título da apresentação deve ser idêntico ao do resumo e o conteúdo deve estar de acordo com o que foi enviado anteriormente.
  6. A apresentação não deve conter qualquer promoção comercial. Além disso, deve manter a privacidade dos dados de pacientes/participantes do estudo.

Cada relator terá até 10 minutos para fazer sua apresentação. A banca avaliadora terá 5 minutos para arguição quanto ao trabalho apresentado.

Os trabalhos apresentados serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: a) relevância e natureza inovadora; b) organização, capacidade de síntese; c) clareza e pertinência dos objetivos; d) coerência metodológica; e) impacto dos resultados, considerando o alcance dos objetivos propostos. Para cada critério será atribuída nota de 0 a 10, totalizando nota máxima de 50 pontos. A nota final, utilizada para critério de premiação, será dada a partir da média das pontuações obtidas segundo cada avaliador considerando as especificidades de cada Eixo temático.